Saiba tudo sobre corrosão: combate, controle e prevenção com a PROTECT CORR.
Dúvidas frequentes sobre corrosão
A corrosão é um processo natural que pode ser definido como uma deterioração de algum material, geralmente metálico, através de processos químicos ou eletroquímicos associados ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico-química com o material e seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso (CORROSION, Vicente Gentil, LCT ed. 4° Edição, 2003 RJ, pág. 1).
A corrosão é um fenômeno natural, porque os metais, assim como outros materiais, buscam estar no seu estado de mais baixa energia e, no caso dos metais, essas formas são seus óxidos, tais como encontrados na natureza.
Os metais existem na natureza na forma de seus minérios e, para que sejam úteis na engenharia, nas siderúrgicas muita energia é injetada nos altos fornos para transformá-los na forma metálica de mais alta energia. A corrosão é a forma que a natureza usa para resgatá-los de volta a sua forma original de mais baixa energia, portanto um fenômeno natural que cedo ou tarde certamente vai ocorrer.
Existem muitas formas de evitar que a corrosão ocorra de forma indesejável. A primeira coisa que deve ser feita é uma análise da tão conhecida "causa raiz", ou seja, investigar profundamente porque a corrosão inesperada ocorreu. Existe sempre uma resposta, um fator predominante ou alguns fatores agindo em conjunto. A seguir, conhecendo a(s) causa(s) raiz(es), é possível encontrar a melhor solução. Os grandes "vilões" são a água na forma líquida ou como umidade no ar, oxigênio, agentes agressivos, poeiras, entre outros. Dentre os meios disponíveis, se a corrosão estiver ocorrendo durante o processo podemos, citar a proteção com Soluções Base Água VCI, óleos protetivos ou inibidores de corrosão temporários, embalagens com inibidores voláteis VCI (Tecnologias PROTECT CORR) ou eliminar a(s) fonte(s) da corrosão. Caso a corrosão ocorra no produto acabado, podemos lançar mão do uso das tecnologias e soluções eficazes mencionadas.
Não! O que chamamos de solução é o “controle de corrosão”, ou seja, encontrar as melhores técnicas e mais econômicos meios de garantir que ela não ocorra num momento indesejado, onde o produto não apresente ataque corrosivo antes de chegar na próxima operação, se estiver em processo, ou em transporte e armazenagem e até o uso no destino final.
Sim! Todos os metais vão apresentar ataque corrosivo, que podem levar horas ou anos, dependendo da resistência do próprio metal (tipos de ligas) e da proteção que for aplicada, como citamos acima. Entenda que é um processo natural. Os metais têm comportamentos diferentes com relação a sua resistência ao meio em que estão expostos.
Mesmo os aços inoxidáveis podem sofrer ataque corrosivo dependendo se a especificação foi incorreta ou se ocorrer algo indesejado quanto ao uso. Lembre-se: existem centenas de diferentes aços inoxidáveis, cada um indicado para cada situação.
Depende do caso! Se a corrosão for identificada durante o processo e o produto for ainda passar por outras operações que podem remover a corrosão, como usinagem ou decapagem, dentre outros, é possível remover ou tratar a área atacada. Após a remoção da corrosão, deve-se fazer as proteções anticorrosivas nas superfícies, indicadas com a Tecnologia PROTECT CORR.
Se detectada no final de todos os processos, antes da aplicação do devido tratamento/montagem final no cliente, é possível recuperar com ação mecânica utilizando removedores protetivos líquidos e, depois da limpeza, aplicar óleos protetivos na área desejada.
A corrosão deve ser compreendida como um processo natural e existem muitos meios de controle, mas para isso é imprescindível entender o processo que resultou no ataque para que a melhor solução custo benefício da PROTECT CORR possa ser utilizado.
Até agora só citamos a corrosão como maléfica, mas existem centenas de aplicações que sem a corrosão seriam muito difíceis ou até mesmo impossíveis. Dentre algumas podemos citar as baterias de veículos, celulares, relógios e até mesmo as viagens espaciais, que dependem da corrosão. Portanto, o que devemos fazer é usar o nosso conhecimento para controlá-la através de Inibidores Voláteis de Corrosão.
Otimize seu atendimento nos chamando por WhatsApp
Automated page speed optimizations for fast site performance